Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ATIVIDADES SEGUNDO DESCRITORES PROVA BRASIL/MEC

ATIVIDADES SEGUNDO DESCRITORES DA PROVA BRASIL/MEC


Questões de Língua Portuguesa:

1- A RAPOSA E AS UVAS
UMA RAPOSA, MORTA DE FOME, VIU, AO PASSAR DIANTE DE UM POMAR, PENDURADAS NAS GRADES DE UMA VIÇOSA VIDEIRA, ALGUNS CACHOS DE UVAS NEGRAS E MADURAS.
ELA ENTÃO USOU DE TODOS OS SEUS DOTES E ARTIFÍCIOS PARA PEGÁ-LAS, MAS, COMO ESTAVAM FORA DO SEU ALCANCE, ACABOU SE CANSANDO EM VÃO E NADA CONSEGUIU.
POR FIM, DEU MEIA VOLTA E FOI EMBORA E, CONSOLANDO A SI MESMA, MEIO DESAPONTADA, DISSE:
─ OLHANDO COM MAIS ATENÇÃO, PERCEBO AGORA QUE AS UVAS ESTÃO TODAS ESTRAGADAS, E NÃO MADURAS COMO EU IMAGINEI A PRINCÍPIO.
Autor: Esopo
A RAPOSA DECIDIU IR EMBORA PORQUE:

A - A FOME DA RAPOSA ACABOU.
B - AS UVAS ESTAVAM ESTRAGADAS.
C - AS UVAS ESTAVAM DISTANTES.
D - O POMAR ERA LONGE.


2- A TURMA DO 2º ANO APRENDEU UMA MÚSICA SOBRE O MARACANÃ.
DOMINGO, EU VOU AO MARACANÃ
VOU TORCER PRO TIME QUE SOU FÃ.
VOU LEVAR FOGUETES E BANDEIRAS
NÃO VAI SER DE BRINCADEIRA, ELE VAI SER CAMPEÃO.
NÃO VOU DE CADEIRA NUMERADA
VOU SENTAR NA ARQUIBANCADA PARA SENTIR MAIS EMOÇÃO.
PORQUE MEU TIME BOTA PRA FERVER...
E O NOME DELES VOCÊS QUE VÃO DIZER
Fonte: http://letras.terra.com.br
DE ACORDO COM O TEXTO, A PESSOA VAI SENTAR NA ARQUIBANCADA PARA:

A - SENTIR MAIS EMOÇÃO.
B - OUVIR O QUE VÃO DIZER.
C - FICAR MAIS CONFORTÁVEL.
D - BOTAR O TIME PARA FERVER.

3-VAMOS CANTAR?

O TÍTULO DESTA MÚSICA É:

A - SEM A SUA COMPANHIA.
B - PEIXE VIVO.
C - PODEREI VIVER.
D- ÁGUA FRIA.
4- FOLCLORE – HISTÓRIAS, LENDAS, DITADOS POPULARES, ADIVINHAS, COMIDAS QUE FAZEM PARTE DA VIDA DO POVO BRASILEIRO.
ESTA MÚSICA FAZ PARTE DO NOSSO FOLCLORE.
SAMBA LELÊ
SAMBA LELÊ ESTÁ DOENTE.
ESTÁ COM A CABEÇA QUEBRADA.
SAMBA LELÊ PRECISAVA
É DE UMAS BOAS PALMADAS.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LALÁ.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LALÁ.
OH, MORENA BONITA,
ONDE É QUE VOCÊ MORA.
MORO NA RUA DA PRAIA,
DIGO ADEUS E VOU EMBORA.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LALÁ.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LALÁ.
Texto extraído de Cadernos de Apoio e Aprendizagem Língua Portuguesa 2º ano volume 1 – SP.
A PALAVRA QUE SE REPETE POR TODA A MÚSICA É:
A - BARRA.
B - BONITA.
C - MORENA.
D - SAMBA.

5- LEIA A MÚSICA ABAIXO:

VAMOS COLOCAR AS QUALIDADES DA ARANHA EM ORDEM ALFABÉTICA:

A - DÓCIL, OBEDIENTE, CONTENTE, VALENTE.
B - DÓCIL, CONTENTE, OBEDIENTE, VALENTE.
C - CONTENTE, DÓCIL, OBEDIENTE, VALENTE.
D - VALENTE, OBEDIENTE, CONTENTE, DÓCIL




6-

DE ACORDO COM A HISTÓRIA:

A - PRIMEIRO ESTAVA CHOVENDO, DEPOIS VEIO O SOL.
B - PRIMEIRO ESTAVA SOL, DEPOIS VEIO A CHUVA.
C - O TEMPO FICOU SEMPRE CHUVOSO.
D -O SOL ESTEVE SEMPRE PRESENTE

7- LEIA O TEXTO ABAIXO:


A FIGURA ACIMA MOSTRA UM CONVITE DE:
A - ANIVERSÁRIO.
B - CASAMENTO.
C - BATIZADO.
D - FESTA DE QUINZE ANOS.

8-

ESTA RECEITA CULINÁRIA SERVE PARA:
A - DAR UM RECADO À ALGUÉM.
B -INFORMAR SOBRE UM REMÉDIO.
C - REALIZAR A COMPRA DE UM BOLO.
D - ENSINAR A FAZER UM BOLO.
9 - TEM PIPOCA, TEM CANJICA
TEM COCADA, TEM QUENTÃO.
VENHA LOGO, MEU AMOR
ESQUENTAR MEU CORAÇÃO.
QUADRILHA REAL

Texto extraído de Cadernos de Apoio e Aprendizagem Língua Portuguesa 2º ano volume 1 – SP.
CORAÇÃO RIMA COM:

A - QUENTÃO.
B - AMOR.
C - CANJICA.
D - PIPOCA.


10-

MARQUE A RESPOSTA ONDE ESTA FRASE ESTÁ ESCRITA CORRETAMENTE:

A - paulo gosta de comer Pipoca.
B - Paulo gosta de comer Pipoca.
C - paulo gosta de comer pipoca.
D - Paulo gosta de comer pipoca.


11- MARCELO IA PARA A ESCOLA QUANDO VIU UM MENDIGO. PRESTANDO ATENÇÃO ÀS CENAS, PODEMOS DIZER QUE:


A - MARCELO IGNOROU O MENDIGO.
B - MARCELO AJUDOU AO MENDIGO.
C- NEM VIU O MENDIGO.
D -TRATOU MAL O MENDIGO.


12- LEIA O BILHETE ABAIXO:


ESTE BILHETE FOI ESCRITO:
A - POR LUCAS.
B - POR SIMONE.
C - PELA MÃE DE LUCAS.
D - PELO PAI DE SIMONE.

13- LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO:
O CAVALINHO BRANCO
À TARDE, O CAVALINHO BRANCO
ESTÁ MUITO CANSADO:
MAS HÁ UM PEDACINHO DO CAMPO
ONDE É SEMPRE FERIADO.
O CAVALO SACODE A CRINA
LOURA E COMPRIDA

E NAS VERDES ERVAS ATIRA
SUA BRANCA VIDA.

SEU RELINCHO ESTREMECE AS RAÍZES
E ELE ENSINA AOS VENTOS
A ALEGRIA DE SENTIR LIVRES
SEUS MOVIMENTOS.

TRABALHOU TODO O DIA, TANTO!
DESDE A MADRUGADA!

DESCANSA ENTRE AS FLORES, CAVALINHO BRANCO
DE CRINA DOURADA!
Cecília Meireles
CECÍLIA MEIRELES É:

A- A AUTORA DA POESIA.
B - PERSONAGEM DA HISTÓRIA.
C - A CUIDADORA DO CAVALO.
D - A AMIGA DO CAVALO.
14- RELEIA O TEXTO DA QUESTÃO ANTERIOR PARA RESPONDER A QUESTÃO ABAIXO:
DE ACORDO COM O TEXTO “O CAVALINHO BRANCO”:

A -DESCANSA ENTRE AS PEDRAS.
B -TEM A CRINA ESCURA.
C - GOSTA DE SENTIR LIVRES SEUS MOVIMENTOS.
D -TRABALHA MUITO POUQUINHO.


15-

A LETRA QUE FALTA PARA COMPLETAR AS PALAVRAS É:
A - M.
B - N.
C- L.
D -R.

16- A LEBRE E A TARTARUGA
A LEBRE VIVIA SE GABANDO DA PRÓPRIA VELOCIDADE.
– NUNCA FUI DERROTADA. NINGUÉM CORRE MAIS DO QUE EU.
A TARTARUGA RESPONDEU TRANQUILAMENTE:
– ACEITO O DESAFIO.
– AH, MAS QUE PIADA! POSSO DANÇAR A SUA VOLTA ATÉ A CHEGADA.
– DEIXE PARA CONTAR VANTAGEM DEPOIS QUE ME DERROTAR – RESPONDEU A TARTARUGA. – VAMOS COMER?
DERAM A LARGADA. A LEBRE SUMIU DE VISTA, TAMANHA ERA A SUA VELOCIDADE, MAS, POUCO DEPOIS, PAROU E, PARA MOSTRAR SEU DESDÉM PELA TARTARUGA, DEITOU E TIROU UM COCHILO.
ENQUANTO ISSO, A TARTARUGA VINHA, NAQUELE PASSINHO BEM LENTO QUE É TÍPICO DAS TARTARUGAS. QUANDO A LEBRE ACORDOU, VIU A TARTARUGA PERTINHO DA CHEGADA E NÃO CONSEGUIU CHEGAR A TEMPO DE GANHAR A CORRIDA.
E FOI OBRIGADA A DIZER:
– DEVAGAR SE VAI AO LONGE!
LA FONTAINE
Texto adaptado de Cadernos de Apoio e Aprendizagem Língua Portuguesa 4º ano volume 1 - SP.
A FALA “– DEVAGAR SE VAI AO LONGE!” PERTENCE:

A - À TARTARUGA.
B - À LEBRE.
C - AO NARRADOR.
D - AO AMIGO DA LEBRE.
17- A galinha dos ovos de ouro
Um homem tinha uma galinha que punha ovos de ouro. Achando que por dentro ela era só ouro, matou-a, mas não encontrou nada de diferente das outras galinhas. Assim, em vez de descobrir o enorme tesouro que esperava, perdeu até o pequeno lucro que ela lhe dava.
ESOPO, 550ª.C. Fábulas de Esopo. Porto Alegre: L&PM,2009.

A fábula “A galinha dos ovos de ouro” ensina ao leitor que:

A - não se deve ser curioso.
B - não se deve acreditar nas pessoas.
C - não se deve ferir os animais.
D - não se deve ser ambicioso.


18- PRESTE ATENÇÃO NA CAPA DO LIVRO.

A SEGUNDA SÍLABA DA PALAVRA BRANCA É
A - a.
B - bran.
C - ca.
D - bra.


19 – LEIA O TEXTO:




MARQUE O QUE NÃO ESTÁ ESCRITO NO TEXTO ACIMA:

A - 2010.
B - nº 28.
C - ABRIL.
D - SEGUNDA-FEIRA
20-
ABC DO AMOR
BIA BEDRAN
COMPOSIÇÃO: RUBINHO DO VALE
A LETRA A ALEGRIA E AMIZADE
A LETRA B BRINCADEIRA E BONDADE
A LETRA C CARINHOSA E CARIDADE
A LETRA D DESEJAR DIGNIDADE
A LETRA E EMOÇÃO E ETERNIDADE
A LETRA F FEITA DE FELICIDADE
A LETRA G GRANDE É A GENEROSIDADE
A LETRA H HARMONIA E HUMILDADE
A LETRA I IMPLANTAR A IGUALDADE

A MÚSICA DA BIA BEDRAN FALA DAS LETRAS DO ALFABETO. MARQUE O VERSO QUE COMPLETA IMEDIATAMENTE O TRECHO ACIMA:

A - À LETRA J JUNTO O L LIBERDADE.
B - A LETRA P PARA TER PERSONALIDADE.
C - A LETRA S SEMPRE COM SERENIDADE.
D - A LETRA V VIVA A VIDA DE VERDADE.















Questões de Matemática:
1- Marque o número que está oculto na sequência de livros:

A - 72.
B - 79.
C - 76.
D - 74.
2- No conjunto de casas de um bairro próximo, os moradores estão pintando os seus números. Ajude-os a completar a tarefa.

A -62 e 64.
B - 68 e 70.
C - 56 e 60.
D - 59 e 61.
3- As figuras abaixo mostram uma sequência de horários. O último relógio deverá marcar

A - 4.
B - 15.
C - 14.
D - 3.


4- Wellington tem que acordar cedo no dia seguinte para o trabalho. Qual o horário em que ele tem de acordar?
A -
B -
C -
D -
5- Observe a figura abaixo. Neste mês, quantos dias caíram na quarta-feira?

A- Três.
B- Sete.
C -Quatro.
D -Cinco.
6- A PROFESSORA DE BIA PEDIU PARA ELA INDICAR QUAL O MAIOR DOS NÚMEROS NO QUADRO.

O MAIOR NÚMERO É
A- 2.
B -12.
C- 20.
D -22.
7- NO NÚMERO O ALGARISMO QUE OCUPA A ORDEM DAS DEZENAS É

A- 35.
B- 5.
C - 3.
D -0.
8- RESULTADO DA SUBTRAÇÃO É

A- 41.
B- 32.
C- 31.
D- 13.
9- DENTRE OS PRODUTOS ABAIXO, COMPRAMOS POR LITRO

A - SUCO.
B -TECIDO.
C- FUBÁ.
D -OVOS.


10- EM UMA TURMA, HÁ 16 MENINOS E 13 MENINAS. O NÚMERO DE ALUNOS DESSA TURMA É

A -13 ALUNOS.
B- 19 ALUNOS.
C- 29 ALUNOS.
D- 30 ALUNOS.


11- MAMÃE TINHA NA CARTEIRA CINCO REAIS. MARQUE A CÉDULA QUE CORRESPONDE A ESSA QUANTIA.
A-
B-
C-
D -



12-
GABRIEL FEZ UMA VIAGEM QUE DUROU 7 DIAS.
A VIAGEM DE GABRIEL DUROU

A- 1 SEMANA.
B- 2 SEMANAS.
C- 3 SEMANAS.
D- 1 MÊS.
13- O OBJETO QUE LEMBRA A FORMA DE UM CUBO É

A- A LATA.
B- A CAIXA.
C- A BOLA
D- O CHAPÉU.
14- EM UMA SAPATARIA, HAVIA QUATRO TAMANHOS DIFERENTES DE CHINELOS. O TAMANHO QUE MARCELO CALÇA É O MENOR. OLHANDO A VITRINE ABAIXO, QUAL É O NÚMERO DO CHINELO DE MARCELO?

A- 40.
B- 38.
C- 36.
D- 34.
15- UMA ABELHA POUSOU NA RETA NUMÉRICA ESCONDENDO UM NÚMERO. O NÚMERO ESCONDIDO É

A- 60.
B- 66.
C- 70.
D- 72.
16- CHEGOU UM CIRCO AO BAIRRO DE PEDRO. O ESPETÁCULO COMEÇA ÀS 9 HORAS E TERMINA ÀS 10 HORAS. O TEMPO DE DURAÇÃO DO ESPETÁCULO É DE

A- 1 HORA
B- .2 HORAS.
C- 9 HORAS.
D- 10 HORAS.
17- VEJA COMO GABI JUNTOU OS CUBINHOS.

O NÚMERO QUE REPRESENTA O TOTAL DE CUBINHOS É:

A- 4.
B- 6.
C- 60.
D- 74.

18- A TURMA DO 2º ANO, DA PROFESSORA FERNANDA, TEM 27 ALUNOS.
PODEMOS DIZER QUE O NÚMERO 27 É FORMADO POR:

A- 2 DEZENAS + 7 UNIDADES.
B- 2 DEZENAS + 9 UNIDADES.
C- 7 DEZENAS + 2 UNIDADES.
D- 7 DEZENAS + 9 UNIDADES.
19- UM LITRO DE SUCO ENCHE EXATAMENTE 4 COPOS.

PARA ENCHER 8 COPOS, PRECISAMOS DE:
A- 1 LITRO.
B- 2 LITROS.
C- 3 LITROS.
D- 4 LITROS.
20- NA LOJA, O VENDEDOR PRECISA DAR O TROCO DE 1 REAL. O MENOR VALOR QUE ELE TEM NA CAIXA REGISTRADORA É UMA NOTA DE 2 REAIS. PARA CONCLUIR A VENDA, ELE TROCOU A NOTA POR MOEDAS.
MARQUE A TROCA CERTA:
A
B
C
D


**ALGUMAS QUESTÕES PARECEM INCOMPLETAS POR FALTA DAS FIGURAS.

Projeto folclore- região centro-oeste- agosto 2010

PROJETO FOLCLORE AGOSTO DE 2010


Professora Leone

2° ano

Região Centro Oeste






Justificativa

Uma das modalidades de orientação didática é o trabalho por meio de projetos. Cada ano de escolaridade pode trabalhar por meio de projeto como subtemas a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar.
O projeto tem um desenvolvimento muito particular, uma vez que envolve o trabalho com diversos conteúdos organizados em torno de uma produção determinada. Ele se caracteriza por ser uma proposta que favorece a aprendizagem significativa, porque a estrutura de funcionamento cria muita motivação nos alunos e oportunidades de trabalho com autonomia.
Nosso folclore também é uma fonte inesgotável para a construção de monumentos, decorações de jardins, parques... É ainda de valor integral na cultura, merecendo ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectuais, artísticos, educacionais, recreativos, técnicos. Assim, o folclore favorece a aprendizagem e facilita o trabalho interdisciplinar.
Por meio do estudo do folclore, podem-se formar bons hábitos e atitudes, despertar sentimentos de emoção, entusiasmo e amor pelas coisas de nossa terra.
Com esse projeto, pretendemos que os alunos conheçam um pouco mais dos aspectos característicos de nosso povo e aprendam a preservar as nossas tradições.

Objetivo geral do projeto

Perceber que, no Brasil, as fontes do folclore são de três correntes étnicas: o português, o indígena e o negro — que, com a transmissão oral ou por ensinamentos práticos de pais para filhos, definiram esse conjunto de tradições , conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos, jogos, poesias, artesanato e contos como o estudo da mentalidade popular e como a história não escrita de um povo — e também perceber o folclore como a ciência que cuida das tradições, dos usos e dos costumes dos povos.

Objetivos específicos

Ao final do projeto, o aluno deverá ser capaz de:

- Expressar-se oralmente com desenvoltura sobre diversos aspectos do folclore.
- Identificar-se como parte integrante da cultura popular.
- Apreciar diversos aspectos culturais do folclore e interessar-se pela conservação dos mesmos.
- Conscientizar-se da importância do folclore na vida de um povo.
- Reconhecer os principais aspectos folclóricos da região estudada.
- Participar de atividades folclóricas, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais.
- Apreciar e valorizar danças do nosso folclore como expressões de cultura.
- Interpretar e perceber as intenções dos provérbios.
- Apreciar as brincadeiras infantis do folclore, evitando discriminações, atitudes de exclusão e de violência.
- Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos.
- Preservar o folclore como parte integrante da nossa cultura.
- Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore especificamente da região centro oeste.
- Analisar e refletir sobre os tipos de linguagem empregados na região.
- Identificar o uso da linguagem formal e informal.
- Ler e refletir coletivamente sobre a mensagem dos provérbios.
- Inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto.
- Trocar idéias e respeitar a percepção do outro.
- Confeccionar murais e cartazes, despertando a importância do folclore

Procedimentos metodológicos

- Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore da região
- Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.
- Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
- Montagem de murais.
- Confecção de maquetes e cartazes.
- Produções textuais como recontos.
- Músicas relacionadas ao folclore de cada região.
- Apresentação da dança regional na culminância.(CANINHA VERDE)
- Trabalhos de arte.
- Atividades escritas em cadernos, livros e atividades orais.
- Desenhos.
- Brincadeiras com adivinhações.
- Confecção de panfletos informativos.
- Divulgação de receitas.
- Exposição dos trabalhos na culminância.( DANÇA, ERVAS MEDICINAIS* E COMIDAS TÍPICAS)
- Jogos e brincadeiras infantis.

Avaliação

Os alunos serão avaliados quantitativa e qualitativamente sob diversos aspectos, como:

*Em produções escritas.

*Na confecção de álbuns, murais e cartazes.

*Nas pesquisas realizadas.

*Nas apresentações.

*No cumprimento das atividades solicitadas.

*No interesse, na participação e na responsabilidade com os trabalhos.

*Nos aspectos criativos no decorrer de todo o trabalho.


Considerações finais

Este trabalho permite que as áreas se incorporem umas às outras e que o aluno possa ser o principal agente das relações entre as diversas disciplinas, se nós educadores, estivermos abertos para as relações que ele faz por si. O projeto deve buscar nexos na seleção dos conteúdos , enquanto as relações entre os distintos conhecimentos são realizadas pelo aluno. Cabe à escola dar-lhe essa oportunidade.
O Projeto Folclore , tem como objetivo e meta principais proporcionar e contribuir para a relação interdisciplinar, envolvendo ações de conhecimentos interligados e permitindo o trabalho com os conteúdos necessários a serem abordados.
Assim, esperamos estar contribuindo, de forma relevante, para que profundas e imprescindíveis transformações se façam no nosso panorama educacional . E que seja valorizado o processo de formação do povo brasileiro.

Duração: mês de agosto



Temas Desenvolvidos por Série:

2° ano- REGIÃO CENTRO OESTE.


Região de influência portuguesa e indígena, Goiás antiga capital ainda preserva seu patrimônio histórico, seus casarões e ruas de pedra. Goiânia a capital e seu interior Pirenópolis, vivem da extração de pedra e do turismo, conhecida pela riqueza do seu folclore, em especial pela festa do divino espirito santo que acontece 40 dias depois da páscoa. Também é chamada a capital brasileira da prata e toda sua beleza pode ser vista do pico central dos montes dos pireneus, que fica a 18 km do centro de Pirenópolis.
Ilha do bananal é a maior ilha fluvial do mundo, para apreciar toda esta beleza só vendo Brasília, é uma obra de arte onde você pode saber da historia de sua construção no memorial JK.
Cuiabá é a porta de entrada do pantanal norte, onde está a esplendida Chapada dos Guimarães, uma beleza sobrenatural como a cachoeira véu da noiva .
Mato Grosso do Sul, Campo Grande a capital, suas ruas e alamedas arborizadas criam um ar de interior. Aquidauana e Miranda disputadas pelos pescadores. No caminho para Corumbá 121 km de fauna e flora pantaneira. Bonito o nome não é a toa , lugar privilegiado pela natureza o mais belo passeio é a gruta do Lago Azul, uma caverna com 80 metros de profundidade.
Na culinária de sabores exóticos, encontramos o famoso Empadão Goiano, a Galinhada, o Arroz com Pequi e o Peixe na Telha. Os ingredientes indispensáveis são: o pequi, a gariroba e peixes.




Exposição dos trabalhos na culminância:

DANÇA

*Caninha-verde (toda a região) – consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.

COMIDAS TÍPICAS

Empadão Goiano

Ingredientes para a Massa
4 xícaras de chá de farinha de trigo
3 ovos
½ xícara de chá de óleo
sal a gosto
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de banha
Ingredientes para o Recheio
300 grs. de frango cozido e desfiado
2 lingüiças cozidas cortadas em cubos
150 grs. queijo Minas em cubos
150 grs. gariroba (tipo de palmito, de sabor forte, extraído das Palmeiras da Região )
50 grs. azeitonas
1 lata de ervilha
1 dente de alho amassado
1 cebola picada
sal e pimenta a gosto
250 ml de caldo de frango
Modo de Preparo
• Para a massa: junte todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea, deixe descansar por 30 minutos, abra com auxílio de um rolo e forre uma assadeira.
• Para o recheio: refogue todos os ingredientes, deixe esfriar.
• Montagem: coloque o recheio na assadeira já forrada com a massa, cubra com o restante da massa, e leve em forno pré aquecido 200ºC, por 30 min.

Galinhada ***

Ingredientes
1 galinha caipira
500 grs. arroz lavado
200 grs. pequi (fruta oleaginosa, da árvore do mesmo nome, sua polpa pode ser comida crua ou cozida, possui sabor amargo e forte, é utilizada para dar cor e sabor aos pratos Goianos. Sua amêndoa, fornece um óleo semelhante ao óleo de fígado de Bacalhau ).
½ xícara de chá de óleo
1 cebola picada
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
• Refogue no óleo os temperos e a galinha, junte o arroz e o Pequi. Deixe cozinhar.

Peixe na Telha

Ingredientes
500 grs. pintado em postas
alho, limão, pimenta e sal a gosto
100 grs. farinha de trigo
½ litro de óleo
Ingredientes para o Caldo
4 colheres de sopa de óleo
1 cebola
2 colheres de sopa de páprica
2 pimentões cortados em cubos
cheiro verde
1 vidro de leite de coco
100 grs. de azeitona
2 tomates s/pele, cortados em cubos
5 colheres de sopa de farinha de mandioca

Modo de Preparo

• Tempere o Pintado, com sal, pimenta e limão, passe-o pela farinha, e frite. Reserve.
• Prepare o caldo, refogue no óleo a cebola e os temperos, acrescente o leite de coco e por último a farinha. Despeje o caldo na telha, acrescente as postas sobre o caldo e leve ao forno pré -aquecido 250ºC para gratinar. Sirva com Arroz.

Arroz com Pequi ***

Ingredientes
2 xícaras de chá arroz lavado
3 colheres de sopa de banha
5 caroços de pequi
1 dente de alho amassado
1 cebola picada
sal a gosto
4 xícaras de chá de água
Modo de Preparo
• Refogue na banha o alho, a cebola, o arroz e o pequi, acrescente a água , 2 dedos acima do nível do arroz, se necessário acrescente mais água.




* Fazer pesquisas. *** Verificar disponibilidade de ingredientes na região.

Resolução de problemas através da literatura

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DA LITERATURA

INTRODUÇÃO

As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma prática que permite reconhecer problemas e selecionar informações, tomar decisões para resolvê-los.
Resolver um problema não se resume em compreender o que foi proposto e em dar respostas prontas. E sim desafiá-los, testar seus conhecimentos, comparar diferentes caminhos para obter a solução.
Esta sequência didática propõe uma leitura divertida com fácil interpretação, utilizando a matemática como disciplina para resolver problemas de diversas maneiras através da leitura.

OBJETIVOS GERAIS

Estimular a leitura e promover atividades divertidas.
Entender diferentes procedimentos para resolver problemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Resolver situações-problemas que envolvam as quatro operações, medidas de tempo, comprimento, massa e contagem.
Realizar problemas matemáticos através da leitura.
Valorizar a leitura como fonte de informação, expansão da linguagem oral e produção de texto.

ÁREAS: Português e Matemática

CONTEÚDOS: leitura e escrita; pontuação; quatro operações; medidas de tempo, comprimento e massa; contagem; interpretação de problemas.

SÉRIE: 3ª
TEMPO ESTIMADO: 15 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: livro – Os problemas da família Gorgonzola, lápis, borracha, régua, caderno, ábaco, palitos de picolé e tampinhas de garrafas.

DESENVOLVIMENTO

1ª etapa:
Iniciar a atividade apresentando o livro para os alunos. Os alunos se agruparão de cinco em cinco e cada grupo receberá um xeróx do livro. Os alunos discutirão as situações apresentadas nos episódios, falarão sobre as características dos personagens e analisarão as ilustrações. A professora interpretará cada problema dos dilemas da Família Gorgonzola com os alunos.

2ª etapa:
Depois, os alunos agrupados resolverão os problemas nos cadernos. À disposição dos alunos ficarão materiais de contagem como ábaco, palitos de picolé e tampinhas de garrafas. Eles irão perceber que há vários jeitos de chegar a um resultado correto.

3ª etapa:
Nesta etapa os grupos apresentarão no quadro as estratégias de cálculo utilizadas por eles para resolverem os problemas apresentados no livro. Com a participação de todos anotarei todas as respostas e diferentes maneiras de resolvê-los e solicitar que os alunos anotem no caderno. Pode ser resolvido de diferentes maneiras através de desenhos, cálculos, etc.
Será resolvido no quadro até o problema número 8 da página 17 do livro. Quando o grupo errar terão a oportunidade de entender o motivo do erro e fazer a correção. Pois é importante que os alunos tenham a liberdade e confiança para levantar hipóteses, responder e refletir sobre o resultado encontrado.

4ª etapa:
Continuar e finalizar a resolução dos problemas do livro pelos grupos. Produto final, todos os problemas resolvidos de diversas maneiras com os mesmos resultados.

AVALIAÇÃO

Observar o desenvolvimento dos alunos ao longo de todo o processo das atividades sugeridas.
Avaliar como cada grupo elaborou estratégias de cálculo e resolveu os problemas.
Considerar na leitura a pontuação, entonação, dicção e interpretação como parte importante do processo na aprendizagem de resolução de problemas.
Levar em conta os objetivos previstos, a participação dos alunos em grupos e interesse.

BIBLIOGRAFIA: Funari, Eva. Os Problemas da Família Gorgonzola. Desafios Matemáticos. Editora Global.
Pode ser encontrado no site (acessado em 13.11.2009) - http://www.maristas.org.br/colegios/assuncao/pags/site_colegio/espaco/2007_3serie/livro/index.htm

sites e links divertidos

LINKS DIVERTIDOS



SENNINHA

Site infantil do personagem Senninha com diversas áreas para as crianças se divertirem. Jogos, passatempos, mini-filmes, cartões virtuais e muito mais!






Smilinguido

MUITA DIVERSÃO!
Site cheio de jogos,histórinhas do Smilingüido e sua turma, cartões... É uma graça!

Iguinho - Jogos




Iguinho



MUITOS JOGOS, DIVERSÃO E ARTE!
Não percam os Jogos da Zuzubalândia, Jogos do Gui e Estopa, Jogos do Super V, Jogos da Fábrica Maluca e muito mais!

EU SOU CRIANÇA!





EU SOU CRIANÇA!


JOGOS E SITES EDUCACIONAIS
PARA SEU FILHO!
Hero-O-Matic




CRIE SEU PRÓPRIO SUPER-HERÓI!

Com o Hero-O-Matic, é possível criar e customizar seu próprio Super- herói de HQ.
A ferramenta é bem simples e divertida. É possível fazer milhares de combinações com texturas, cores, asas, orelhas, máscaras, roupas, etc.
Existe ainda uma galeria com alguns dos personagens criados. Clique E faça o seu!

SEGURANÇA!




http://www.opoderdasemocoes.com.br
O site com tirinhas, atividades, jogos, brincadeiras, ajuda a criança a reconhecer as emoções com alegria, tristeza, raiva,frustração, amor, etc..
Também oferece textos, dicas e orientação para pais e professores.



BUM BUM BUM, CASTELO RÁ-TIM-BUM!
Divirta-se no site do Castelo mais amado do Brasil, não deixe de se divertir e aprender com os jogos do site!!!! É uma aventura!
Cambito, que apesar de ser um menino comum morador de favela, é também um herói que conta com os super-poderes "honestidade, bom coração e determinação". Junto com sua turma, ele dá graça e vida ao Cambitolândia, um site de tirinhas, jogos, arte, educação e informações que agrada em cheio o gosto de crianças e jovens.
http://www.cambito.com.br/jogos.htm
CAMBITOLÂNDIA




O MENINO MALUQUINHO
Conheça o Menino Maluquinho, seu site tem muitas brincadeiras,
história, quadrinhos e muita diversão..
Beto Carrero World
Conheça o fantástico mundo do Beto Carrero, sua programação, e clicando em diversão, tem várias opções de lazer, com joguinhos, desenhos para colorir, entre outras coisas.


Cartoon Network
Neste site você econtra seus personagens prediletos e ainda pode divertir-se com joguinhos.

Ecokids

http://www.uol.com.br/ecokids/
Vale visitar este site infantil voltado para o tema ecologia, com muitos jogos educativos.

Turma da Mônica
Você pode acompanhar as histórias em quadrinhos mais famosas do país também pela Internet. E além disso, brincar com toda Turma da Mônica neste site cheio de serviços, histórias e jogos feitos especialmente para crianças.
.


Recreio Online
O site da revista que traz temas muito divertidos. Brinque, aprenda, e saiba tudo sobre Digimon e Pokemon nesta divertida brincadeira.




Canal Kids
Um dos sites infantis mais completos e atualizados, nele você aprende muito sobre meio ambiente, índios, e muitas outras coisas.

Disney - Em Português
O site da Disney todinho em português, lá você encontra seus personagens preferidos.
Bentivegna
Encontre aqui links para sites educativos, jogos e diversão.

Escaleno
O site do Jornal Estadão, possui o escaleno, com muitas brincadeiras e curiosidades para você aproveitar.

Vamos Brincar
O nome do site já é um convite à diversão. Entre e aproveite.

Garfield
Página oficial do gato mais famoso do mundo. Nela você pode se divertir com as mais engraçadas tiras e histórias e ainda comprar on-line uma infinidade de produtos do Garfield. (em inglês).

Snoopy
Página oficial do cãozinho e seus amigos. Conheça a história dessa turma, o seu criador e ainda leia uma infinidade de tiras em quadrinhos.. (em inglês).

Meleca
O nome pode parecer meio melecado, mas o site é legal. Vale a pena ter paciência e esperar a animação inicial carregar: por trás dela há joguinhos, desenhos para colorir, atividades e informações. Você sabe como foi inventado o jogo de basquete? Dê uma olhada.

Eliana
Um site muito divertido e informativo, com muitas dicas e curiosidades. Divirta-se com muita música, passatempos, curiosidades, entre outras coisas. Divirta-se também com o CHIQUINHO.

PARA NAVEGAR ATÉ CANSAR

TVGlobinho
http://tvglobinho.globo.com/
História e jogos dos personagens, dos programas infantis veiculados pela TVGlobinho e site do Sítio do Pica-Pau Amarelo com muitas atividades e jogos.
Ilha Rá-Tim-Bum
http://www.ilharatimbum.com.br/
Site do programa da TV Cultura, com muitos jogos sobre Ecologia.
Nickbrasil
http://www.nickbrasil.com.br
Site brasileiro do canal Nickelodeon. História dos personagens e jogos.
Jetix
http://www.jetix.com.br
Antigo Fox Kids, é o site de um canal de desenhos. Programação, persongens e jogos.
Plenarinho
http://www.plenarinho.gov.br/
Site com informações, jogos e muito mais sobre a Câmara dos Deputados.
Escaleno
http://www.estadinho.com.br/index.html
Show! Jogos, Poesias animadas, Brincadeiras, Aurelinho, Rita
My Pet
http://mypet.terra.com.br/
Animais de estimação, dados sobre a raça, cuidados especiais etc.
Site infantil do Terra
http://www.terra.com.br/criancas/
Site muito bom do Provedor Terra. Várias atividades e pesquisa escolar.
Divertudo
http://www.divertudo.com.br/
Site com muita brincadeira e charadas, histórias, baús de brincadeiras.
Mundo de Beakman
http://educar.sc.usp.br/youcan/
O mundo de Beakman em português.
Clickin
http://www.clickin.pt/clickin.asp
Site português - super interessante! Muita experiência e atividades para as diferentes idades.
ClubKids
http://www.clubkids.com.br/
Saparoti, Jogo do Lixo, Pintura Mágica, Quebra-cabeça, Pintura Mágica, Siga a Melodia
Site de dobradura de papel
http://www.yamaha-motor.co.jp/global/entertainment/papercraft/index.html
Site da Yamaha. Excelentes figuras de vários veículos, modtos, animais. Pode-se imprimir e construí-los.
NetKids
http://www.netkids.com.br/
Website voltado para educação e tecnologia, com algumas webquests desenvolvidas por escolas públicas e particulares
Folclore
http://www.graffik.com.br/folclore/
Website desenvolvido pelo designers do Senac. Muitas atividades sobre os personagens do Folclore brasileiro, incluindo jogos, "histórias de assutar" e cartões virtuais.
Animal World
http://www.freepgs.com/animalworldc/
Website do reino animal, com os principais animais africanos
O Mundo Animal
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/index.htm
Website voltado para o reino animal, com fotos, videos e sons.
Bit e Byte
http://www.bitebyte.com.br/
O que tem no website: Gibi virtual que disponibiliza jogos (liga-pontos, colorir, forca, quebra-cabeça, memória, etc), com níveis de dificuldade crescentes e historinhas.
Brincando de ser criança
http://www.geocities.com/EnchantedForest/5151/
O que tem no website: Traz receitas bem simples para a criançada se divertir na cozinha, dispõe de um espaço para colocação de desenhos feitos por crianças e enviados por e-mail, passatempos (que devem ser impressos), dicas de brincadeiras, curiosidades e literatura (sobre Monteiro Lobato).
BugiGangue
http://www.bugigangue.com.br/
O que tem no website: Revista eletrônica que traz histórias em quadrinhos, jogos, dicas de Websites, entrevistas com personalidades ligadas ao público infantil e muito mais. Não deixe de acessar o link "Diversão", onde existem atividades (necessário imprimir) para a criançada.
Canal Kids
http://www.canalkids.com.br
O que tem no website: Endereço de entretenimento para crianças de 3 a 12 anos. É possível encontrar jogos educativos. No Cata Sucata a criançada aprende, de forma lúdica, a separar o lixo doméstico para futura reciclagem. Outro joguinho, o Triatlo, é sobre esportes. Com ele, as crianças passam a conhecer os princípios básicos de natação, ciclismo e corrida.
Chokos
http://www.chocos.com.br
O que tem no website: O cereal Chokos oferece, para turminha mais velha, teste de conhecimentos gerais com ranking dos melhores colocados. Além disso, também possui jogo de forca, protetor de tela e uma área dedicada a novas bandas.
Clickarvore.com.br
http://www.clickarvore.com.br
O que tem no website: Neste website é possível ajudar a plantar novas mudas na Mata Atlântica, participe desse programa de reflorestamento!
Disney.com.br
http://www.disney.com.br/
O que tem no website: Website oficial da Disney no Brasil. Apresenta sinopses dos filmes e trailers (no formato QuickTime).
Além disso, disponibiliza jogos, programação televisiva, etc. Não perca!
Escaleno
http://www.escaleno.com.br
O que tem no website: Endereço para crianças de 4 a 11 anos de idade. O site oferece jogos (memória, sete erros e quebra-cabeça), músicas e desenhos de cunho educacional, divididos em canais, além das histórias do cachorrinho Escaleno, que empresta o nome ao site (produzido pela dupla de criação Célia Katunda e Kiko Mistroglio, os mesmos que produziram desenhos animados para o Castelo Rá-Tim-Bum da TV Cultura).
Fábulas
http://www.uol.com.br/criancas/tatianabelinky/historias.htm
O que tem no website: o website traz histórias infantis para ouvir, ver e colorir.
Giacometti Kids
http://www.giacometti.org.br/kids/
O que tem no website: Website infanto-juvenil da Fundação Dalmo Giacometti. Contém informações sobre os ecossistemas e parques nacionais brasileiros, descrições de animais ameaçados de extinção, idéias para feiras de ciências, jogos e passatempos, quadro de mensagens e links para outros sites sobre ciências.
Iguinho
http://www.iguinho.com.br
O que tem no website: O site oferece muitas opções de jogos, quadros para pintar, Lego Virtual, cartões, quadrinhos e desenhos animados, além de diversas outras atividades. Na seção “Minha casa” existem mais jogos e algumas informações interessantes para crianças, como dicas de filmes infantis.
Kadike
http://www.kadike.com.br
O que tem no website: Website para quem gosta de colorir, recortar e montar. No link Baú da Vovó você encontra modelos de etiquetas, dinheiro, dominó, enfeites e jogos. Basta escolher o desenho, imprimir e começar a brincar. Tem ainda histórias em quadrinhos, filmes, links e o Dogmos - uma turma de 77 personagens com características especiais.
Kibon
http://www.kibon.com.br
O que tem no website: Visite a Zona Kibon, no website Kibon. Lá você encontrará notícias de esporte, games, cinema e música.
Kids na Net
http://kidsnanet.cjb.net/
O que tem no website: Disponibiliza desenhos para colorir, jogos, histórinhas, músicas, clubinho para fazer novos amigos e muito mais, visite, brinque!
Kinder Ovo
http://www.kinderovo.com.br
O que tem no website: O website traz todos os brinquedinhos lançados e quem se cadastrar ainda ganha um passaporte que dá direito a brincar na Kinderlândia com o mascote Kinderino. Esse website traz muitas brincadeiras.
Mundo Kid
http://www.mundokid.com.br
O que tem no website: Tobias é o anfitrião desse website colorido e divertido. Na seção música, você encontra letras, traduções e arquivos de áudio com vários sucessos. Tem também jogos, chat, cartões, desenhos e serviço de busca. Confira, ainda, os experimentos, seja um cientista on-line!
Net DS
http://www.netds.com.br/kids/
O que tem no website: Apresenta dicas de artesanato (para a criança construir brinquedos e presentes), saúde (relacionada aos dentes), livros (literatura infantil e infanto-juvenil), Declaração Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO), Declaração dos direitos da criança (ONU) e receitas.
Sociedade Criacionista Brasileira
http://www.scb.org.br/
O que tem no website: "No princípio criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1
Este Website apresenta um arquivo em flash sobre a Semana da Criação, não perca!

UOL — Crianças
http://www.uol.com.br/criancas/
O que tem no website: O Universo On-Line disponibiliza jogos, postais, novidades da televisão, etc. Não deixe de ver as histórias animadas, fábulas que ensinam brincando...

BRINQUEDOS

Pipas
Esta é para quem curte pipas, papagaios, pandorgas ou o nome que você quiser chamar. O Silvio Voce, que fez este site, é Mestre da Associação Mundial de Eolismo, o que, simplificando, quer dizer que ele é mestre em fazer e empinar pipas. Aqui você vai encontrar, instruções para fazer a pipa, regras de segurança, curiosidades e um formulário para tirar dúvidas.


Barbie
Site da boneca Barbie e suas amigas. Tem várias seções interessantes, entre elas uma onde você pode criar a sua própria boneca, escolhendo a cor dos cabelos, da pele, dos olhos, as roupinhas e acessórios. Por enquanto só é possível comprar a boneca nos Estado Unidos, mas o site produz uma página especial para você imprimir e guardar (em inglês).


Brinquedos Estrela
Comandado por um velhinho com jeito de mágico, o site é muito colorido e cheio de desenhos de palhaços e crianças. Não perca a seção Era Uma Vez, que conta a história da fábrica de brinquedos desde a época em que os seus avós eram crianças. Na seção Playground tem um texto muito legal, Brincando de Brincar, e um testezinho para você ver se é bom de brincadeira.



Lego

Além de todas as novidades sobre os famosos bloquinhos, este site tem um clubinho onde você pode se associar e fazer a sua própria home page.. Se você gosta de robôs, não deixe de ver a seção Lego Mindstorms, que conta tudo sobre a nova série Lego, que permite que você crie e programe seus próprios robôs para fazerem o que você quiser (em inglês).


Playmobil
Cheio de fotos dos bonequinhos. Contém joguinhos, alguns online e outros para você imprimir (em inglês).


Patinação
Se você já sabe patinar, nunca experimentou ou é um profissional, não importa. Neste site tem dicas para todos os níveis, desde indicações de escolas e onde comprar o equipamento até notícias sobre o esporte, calendário de eventos e até o que passa na TV sobre patinação.


Skate
Para quem gosta de skate, vale a pena dar uma voltinha neste site. Você vai encontrar muitas fotos, vídeos, informações sobre programas de TV. A página sobre rampas mostra um esquema e medidas para construir dois modelos de rampas (para você reunir seus amigos e convencer algum adulto a ajudar). O site contém também um arquivo com fotos das pistas mais conhecidas do Rio.

HISTÓRIAS

Histórias em inglês

O inglês é uma língua muito importante. Aproveite este site para afiar seus conhecimentos de uma maneira divertida: lendo livros infantis. Com frases simples, histórias gostosas e muita cor, você aprende sem se dar conta.
Borboletinha Mágica
Você vai se divirtir com as histórias da professora Rosana Garcia, de Campinas, SP. Os textos são ótimos e o visitante também pode deixar seu e-mail para ser avisado das novidades.
Mais histórias
SUA TURMA
Kidlink

É um ponto de encontro de crianças e jovens de língua portuguesa com idade de 10 a 15 anos. Com a participação de 50 professores e 30 escolas, o site, que existe em várias línguas, pretende ligar crianças em todo o mundo, organizando a troca de informações sobre diferentes povos e culturas.

LINKS EDUCATIVOS
DIRETÓRIOS EDUCATIVOS
Estúdio @ Web
Este é um site de busca feito especialmente para quem está fazendo pesquisa escolar. Uma equipe de educadores seleciona sites que interessam para alunos de primeiro grau. Há mais de 4 mil páginas cadastradas.

DICIONÁRIOS
Dicionários ZAZ
O ZAZ tem um site de dicionários que traduz palavras para seis línguas diferentes, além do português: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês.

Online Dictionaries
Este site contém links para mais de 800 dicionários na Internet, capazes de traduzir palavras em 160 línguas diferentes. Confesse que você nem sabia que existiam 160 línguas... (em inglês)
VÁRIAS MATÉRIAS
Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro
Feito pelo pessoal da Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo, este site reúne uma boa quantidade de textos sobre assuntos que costumam ser pedidos pelos professores.

Estadão na Escola
Site do jornal O Estado de São Paulo voltado para os estudantes. Ajuda a usar o arquivo do jornal na pesquisa escolar.

Alô Escola - TV Cultura
Guia da TV Cultura com recursos para várias matérias, baseado nos programas educativos da emissora.
ESTUDOS SOCIAIS
Almanaque ZAZ
Dados sobre as eleições presidenciais e estaduais de 94 e 98, muitos textos sobre a História recente do país, letras dos hinos nacionais e estaduais.


Net História
Novíssimo site sobre História do Brasil e Geral, com textos de documentos históricos, biografias de vários presidentes brasileiros e seções sobre a independência do Brasil, a Guerra de Canudos e vários outros assuntos. Feito pelo professor Gilson Gustavo.


Descobrimentos Portugueses
Site feito em Portugal pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses. Tem uma seção só sobre o Brasil.


Geografia Online
Temas atuais, como chuva ácida e efeito estufa, história da Geografia e muito mais.


National Geographic
Site da revista National Geographic, com artigos sobre vários povos, culturas e lugares. Não deixe de conferir a World Maganize for Kids (em inglês).

CIÊNCIAS

Ciência Hoje na Escola
Parte do site da revista Ciência Hoje dedicado especialmente para estudantes.


O Mundo de Beakman
Versão em português do divertido programa de TV, com experiências malucas de Beakman e Jax. Mantido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP de São Carlos.


Os Nove Planetas
Um tour multimídia do Sistema Solar, com dados curiosos sobre cada planeta e seus satélites naturais, dicas para observar o céu e muitos outros recursos (em inglês).


Discovery Online
Site irmão do Discovery Channel, tem muitas fotos, clips de sons e experiências. Não deixa de conferir a parte sobre montanhas russas, onde você pode ouvir os gritos apavorados das pessoas que estão no brinquedo e até construir o seu próprio modelo.


Kit de Dissecação Virtual de Rã
Veja como é uma rã por dentro. Você vai tirando cada parte de vendo as explicações. Existe em várias línguas.
MATEMÁTICA
MatNet
Site do professor Marcelo Ribeiro. Veja a parte "Matemágica", que mosta o lado divertido da matemática. Você nem imagina onde ele encontra relações com os números: origami, fractais, estereogramas (aquelas figuras que se você olhar um tempão, parecem 3D), jogos e mais.


Math Flash Cards
Aqui você encontra exercícios de matemática simples (até a 5ª série). São todos sobre as quatro operações. O aluno pode especificar quantos algarismos vão ter os números do problema, se ele quer que o tempo seja marcado, quantos problemas quer resolver, se quer uma pontuação ou não e outros detalhes (em inglês)
ARTES
Kids Art
Atividades de educação artística para crianças e uma galeria de trabalhos enviados para o site (em inglês).



Zero Kid
Site dedicado à arte infantil, com uma galeria para onde você pode enviar o seu trabalho.

LÍNGUA ESTRANGEIRA
Curso Online de Inglês
Este curso é oferecido pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Está dividido em três módulos: básico, intermediário e avançado. Você preenche uma ficha de inscrição e começa a estudar. E é de graça! Aproveite.


EFL.NET
Neste site você ouve músicas, poesias e notícias enquanto o texto passa na tela para ajudar a entender. Também oferece vários jogos para você aprender inglês brincando, incluindo palavras cruzadas com pistas faladas.


The Kids
Histórias e poesias infantis de vários países do mundo, com muitas ilustrações.


Kodomo Eigo
Kodomo em japonês quer dizer crianças, e Eigo, inglês. Este é o site de um grupo de crianças de Hiroshima, no Japão, que estão aprendendo inglês e querem trocar e-mails com crianças de outros países, para treinar a língua e aprender sobre culturas diferentes.


Lina und Leo
Curso de alemão para iniciantes online, feito pelo Instituto Goethe. Você viaja com os personagens por 15 cidades alemãs. Com animações, exercícios e arquivos de som para você aprender a entender. É meio demorado, mas vale a pena.

PORTUGUÊS
Jornal de Poesia
Se você gosta de poesia, não pode perder esta página. Além de ter a obra completa de vários poetas importantes, tem poesias de poetas menos conhecidos e milhares de e-mails de poetas com quem você pode se corresponder. Quando você não estiver com vontade de fazer o dever, vá neste site e procure o poema "Liberdade", do Fernando Pessoa...


Ciberdúvidas
Site feito em Portugal que reesolve dúvidas de gramática. Você pode consultar o arquivo ou fazer a sua própria pergunta.


Sítio do Picapau Amarelo
Aqui você encontra páginas sobre os personagens do sítio, sobre os programas de TV que já foram feitos, curiosidades e até receitas da Tia Nastácia.


Olha o Olho da Menina
Site do livro escrito pode Marisa Prado e ilustrado por Ziraldo. Você pode escolher ler a versão de bolso, com as imagens em preto e branco pequenininhas ou a versão normal, com uma tela colorida para cada página. Muito legal.


Nossa Língua Portuguesa
Site do programa da TV Cultura que fala sobre o português. Tem seções sobre tudo o que você pode imaginar em matéria de língua portuguesa.

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO I

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

** MÉTODO SINTÉTICO: da soletração à consciência fonológica. ( da parte para o todo).


*Juntando as letras: soletração
Neste método a idéia é ensinar ao aluno a entender a combinatória de letras e sons, não é a prioridade ensinar a ler e sim soletrar, conhecendo e familiarizando-se com as letras, somente soletrar: A,B,C,D...
Considero que apesar de que foi muito utilizado no século passado, muitos educadores ainda utilizam, mas, não é o melhor caminho.
*Ba-Be-Bi-Bo-Bu: silabação
Este foi o método no qual fui alfabetizada pela “ querida Tia Ana”, não esqueço. Codificação e decodificação, saí da Classe sabendo ler, minha letra era muito bonita (o letramento foi bem aplicado também).
*Métodos fônicos
Este método é dirigido a “prender” a atenção do aluno à dimensão sonora da língua (som emitido). Os fonemas são os sons que resultam da junção de letras. Os alunos devem ser capazes de codifica-los na escrita.
A alfabetização se faz por síntese ou fusão dos sons para formar a palavra. (Método da abelhinha e casinha feliz)

Leone R. Rosa – Curso ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO II

MÉTODOS GLOBAIS

**MÉTODO ANALÍTICO :( do todo para as partes)

São os métodos que consistem em ensinar a aprender a ler a partir de histórias ou orações.
Em geral, apresenta-se um texto, canção, receita, lista de compras ou uma oração, o educador lê, pede que os alunos circulem letras conhecidas, temos o conceito de letra. A partir daí, formamos o conceito da palavra. Como por exemplo de uma receita de suco de laranja(ingredientes necessários), os alunos dão opinião e se sentem motivados a aprender a ler e escrever .
Os métodos analíticos contribuem com a liberdade da criança, valorizando o saber adquirido e o saber que o próprio aluno possui.
**MÉTODOS ANALÍTICO-SINTÉTICOS (QUERELA DOS MÉTODOS)
É a combinação de ambos os métodos na missão de alfabetizar, a partir daqui, o professor analisa qual será o melhor meio para utilizar, não podendo esquecer do ambiente alfabetizador que proporciona uma agradável sensação para os alunos.
É preciso fazer um diagnóstico antes de começar e fazer sondagem individual no decorrer do aprendizado: pedindo que escrevam o que tem na sala de aula, festinha de aniversário, etc. Desta maneira, o aluno vai grafar o que sabe e o educador interferir sempre que necessário.

NOSSO CÉREBRO É DOIDO?

O nosso cérebro é doido !!!

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

MENSAGEM PARA REUNIÃO DE PAIS.

PEDIDO DE UMA CRIANÇA A SEUS PAIS:



Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim, isto faz com que me sinta mais seguro. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que quero. Só estou experimentando vocês.
Não deixem que eu adquira maus hábitos.
Não me protejam das conseqüências de meus erros.
Não levem muito a sério minhas pequenas dores, necessito delas para obter a atenção que desejo.
Não sejam irritantes ao me corrigirem, se assim fizerem poderei fazer o contrário que me pedem.
Não me façam promessas que não podem cumprir depois, lembrem-se que isso me fará profundamente desapontado.
Não ponham a prova minha honestidade, sou facilmente tentado a dizer mentiras.
Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo, isto me afastará dele.
Não desconversem quando faço perguntas, senão, eu procurarei nas ruas as respostas que não obtive em casa.
Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis, ficarei extremamente chocado quando descobrir algum erro de vocês.
Não digam que meus temores são bobos, mas sim, ajudem-me a compreendê-los.
Não digam que não conseguem me controlar, eu julgarei que sou mais forte que vocês.
Não me tratem como uma pessoa sem personalidade, lembrem-se que tenho meu próprio modo de ser.
Não vivam me apontando os defeitos das pessoas que me cercam, isto criará em mim um espírito intolerante.
Não se esqueçam que gosto de experimentar as coisas por mim mesmo, não queiram me ensinar tudo.
Não desistam de ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo.
No futuro verão em mim o fruto que plantaram.

Reunião de pais em : ___ /_____/_____
Professora:__________________________

mensagens para reunião de pais

CONSTRUINDO LIMITES
Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos, mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.
O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca. Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, SOMOS A ÚLTIMA GERAÇÃO DE FILHOS QUE OBEDECERAM A SEUS PAIS E A PRIMEIRA GERAÇÃO DE PAIS QUE OBEDECEM A SEUS FILHOS. Os últimos que tiveram medo dos pais e os primeiros que temem os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o julgo dos filhos. E O QUE É PIOR, OS ÚLTIMOS QUE RESPEITARAM OS PAIS E OS PRIMEIROS QUE ACEITAM QUE OS FILHOS LHES FALTEM COM O RESPEITO.
Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam as suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais. Mas, a medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, e, ainda que pouco, os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. Os papéis se inverteram, e agora são os pais quem têm de agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "tudo dar" a seus filhos.
Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.
Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como LÍDERES capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, a permissividade sufoca. Apenas uma atitude FIRME E RESPEITOSA lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente LIDERANDO-OS e não atrás, carregando-os e rendidos à sua vontade.
Temos que saber que SER FIRME É COMPLETAMENTE DIFERENTE DE SER AUTORITÁRIO OU ESTÚPIDO. Quando repreendermos uma criança, temos que fazê-lo com serenidade, sem descontrole emocional. E NÃO SE DEVE JAMAIS DIZER A UMA CRIANÇA: "VOCÊ É UM MENINO INSUPORTÁVEL" OU "VOCÊ É UM MENINO BURRO!" Isso pode ficar gravado no subconsciente da criança e causar problemas futuros. Deve-se dizer: "VOCÊ É UM MENINO MUITO BOM E INTELIGENTE, MAS ESTÁ FAZENDO UMA COISA ERRADA, QUE EU NÃO VOU PERMITIR". FAZER ISSO É ERRADO POR TAIS E TAIS RAZÕES .
Tem que ficar claro que o motivo do castigo foi a ATITUDE da criança, não o que ela É.
BATER NOS FILHOS ESTÁ FORA DE COGITAÇÃO. ISSO PODE DESTRUIR PARA SEMPRE A AUTO-ESTIMA DE UMA CRIANÇA E CRIAR UM SENTIMENTO DE INFERIORIDADE, QUE SE TRADUZ POR UMA FALTA DE PERSISTÊNCIA NOS ESTUDOS, NA BUSCA DE UM TRABALHO OU INCAPACIDADE PARA TOMAR DECISÕES E PLANEJAR A PRÓPRIA VIDA, QUANDO SE TORNAM ADULTOS .
É assim que evitaremos o afogamento das novas gerações no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.
OS LIMITES ABRIGAM O INDIVÍDUO, COM AMOR ILIMITADO E PROFUNDO RESPEITO.

PARA REFLETIR SOBRE TRABALHO EM GRUPO...

Deficiência
“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
“Diabético” é quem não consegue ser doce.
“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
“Miseráveis” são todos que não conseguem enxergar a grandeza de Deus.




“A amizade é um amor que nunca morre.”
Mário Quintana

KIT DA FELICIDADE

*Entregar a lembrancinha que será confeccionada em sacola pequena feita em cetim vermelho, contendo os seguintes itens:


KIT DA FELICIDADE
ESTE É O KIT DA FELICIDADE. TENHA SEMPRE COM VOCÊ.

• UM ELÁSTICO – PARA LEMBRAR SEU CÍRCULO DE AMIZADE. ELE PODERÁ SE ESTENDER OU NÃO, CONFORME SUA CAPACIDADE E DESEJO DE RELACIONAR-SE.

• UM CLIP - PARA JUNTAR TODOS OS ENSINAMENTOS E EXPERIÊNCIAS POSITIVAS:

• UMA BORRACHA, PARA APAGAR OS MOMENTOS RUINS. ELA VAI LEMBRÁ-LO QUE EXISTE PERDÃO, COMPAIXÃO, PACIÊNCIA E TUDO O QUE DEVEMOS VALORIZAR.

• O BOMBOM- VOCÊ IRÁ COMER, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE REABASTECER PARA QUANDO PRECISAR ADOÇAR A SUA VIDA.

• O LÁPIS- É PARA LEMBRAR DE ESCREVER AS BENÇÃOS E FAVORES QUE RECEBEMOS TODOS OS DIAS:

• UM BAND-AID- PARA LEMBRAR DE CURAR SENTIMENTOS, MAGOAS DO DIA-DIA.


E QUE OS DOCES MOMENTOS SEJAM CONSTANTES EM SUA VIDA!
FOI UM PRAZER ENORME TER VOCÊ DURANTE ESTE ANO LETIVO DE 2010.
FELICIDADES SEMPRE!!!.


Professora Leone

REUNIÃO DE PAIS

Reunião de responsáveis- 2° ano- Dezembro de
Professora  Leone


“Quem eu sou faz a diferença!”


Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos
seus alunos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua
vida de mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada
um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que
dizia: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Mais adiante, resolveu propor
um projeto para a turma, para que todos pudessem ver o impacto que o
reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.
Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos
dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu
conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente. Mas
que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem
homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de
uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa
próxima, o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira.
Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe
as outras duas fitas dizendo:
'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e
gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-
lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também
possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo.
Mas depois, por favor, me conte o que percebeu ter acontecido..'
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe,
que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez
seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio
criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo
subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe
permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro.'
Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o
executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: - Leve esta
outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito. E
explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a
ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho
de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: - A coisa mais
incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos
executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio
criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou
esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita
a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse
merecedora de igual reconhecimento.
Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu
escolheria e pensei em você. Gostaria de homenageá-lo, meu filho.
Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita
atenção a você. As vezes grito com você por não conseguir notas
melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas
por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha
frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma
grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais
importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu o amo!
O menino, pego de surpresa, desandou a chorar sem parar,
convulsivamente. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: - Pai,
poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de
despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia
decidido suicidar-me e lhes pedindo perdão. Pretendia me matar
enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A
carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela
mesmo.
Assustado, o pai foi ao quarto do jovem e encontrou a carta cheia de
angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte
completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que
cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um
fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou  muitos outros a
planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que todos e
cada um haviam feito uma grande diferença em sua vida, sendo um
deles seu próprio filho.
A consequência desse projeto é que cada um dos alunos que
participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem você é,faz
sim, uma Grande Diferença'.
Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas
nem para duzentas pessoas. Por outro lado, se quiser, pode enviar
para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você,
sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando
ouvir esta mensagem porque você é muito importante. Quem você é  faz muita diferença.
Eis aqui a sua fita azul!

REUNIÃO DE PAIS

Reunião de responsáveis- 2° ano- Dezembro de 2010
Professora  Leone


“Quem eu sou faz a diferença!”


Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos
seus alunos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua
vida de mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada
um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que
dizia: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Mais adiante, resolveu propor
um projeto para a turma, para que todos pudessem ver o impacto que o
reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.
Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos
dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu
conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente. Mas
que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem
homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de
uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa
próxima, o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira.
Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe
as outras duas fitas dizendo:
'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e
gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-
lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também
possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo.
Mas depois, por favor, me conte o que percebeu ter acontecido..'
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe,
que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez
seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio
criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo
subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe
permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro.'
Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o
executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: - Leve esta
outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito. E
explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a
ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho
de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: - A coisa mais
incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos
executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio
criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou
esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita
a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse
merecedora de igual reconhecimento.
Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu
escolheria e pensei em você. Gostaria de homenageá-lo, meu filho.
Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita
atenção a você. As vezes grito com você por não conseguir notas
melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas
por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha
frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma
grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais
importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu o amo!
O menino, pego de surpresa, desandou a chorar sem parar,
convulsivamente. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: - Pai,
poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de
despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia
decidido suicidar-me e lhes pedindo perdão. Pretendia me matar
enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A
carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela
mesmo.
Assustado, o pai foi ao quarto do jovem e encontrou a carta cheia de
angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte
completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que
cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um
fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou  muitos outros a
planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que todos e
cada um haviam feito uma grande diferença em sua vida, sendo um
deles seu próprio filho.
A consequência desse projeto é que cada um dos alunos que
participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem você é,faz
sim, uma Grande Diferença'.
Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas
nem para duzentas pessoas. Por outro lado, se quiser, pode enviar
para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você,
sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando
ouvir esta mensagem porque você é muito importante. Quem você é  faz muita diferença.
Eis aqui a sua fita azul!

REUNIÃO DE PAIS


Reunião de responsáveis- 2° ano- 2010
Professora  Leone

QUANDO A ESCOLA É DE VIDRO!




Eu ia para a escola todos os dias de manhã e quando chegava, logo, logo, eu
tinha que me meter no vidro.
É, no vidro!
Cada menino ou menina tinha um vidro e o vidro não dependia do tamanho de
 cada um, não! O vidro dependia da classe em que a gente estudava.
Se você estava no primeiro ano, ganhava um vidro de um tamanho. Se você fosse do segundo ano, seu vidro era um pouquinho maior. E assim, os vidros iam crescendo à medida que você ia passando de ano.
Se não passasse de ano, era um horror. Você tinha que usar o mesmo vidro do ano passado.
Coubesse ou não coubesse.
Aliás, nunca ninguém se preocupou em saber se a gente cabia nos vidros. E para falar a verdade, ninguém cabia direito.
Uns eram muito gordos, outros eram muito grandes, uns eram pequenos e ficavam afundados no vidro, nem assim era confortável.
A gente não escutava direito o que os professores diziam, os professores não entendiam o que a gente falava, e a gente nem podia respirar direito...
A gente só podia respirar direito na hora do recreio ou na aula de Educação Física. Mas aí já estávamos desesperados de tanto ficar preso e começava a correr, a gritar, a bater uns nos outros...





Referência
ROCHA, Ruth

REUNIÃO DE PAIS

   
Reunião de responsáveis- 2° ano- Outubro de 2010
Professora  Leone

GIRASSÓIS E MIOSÓTIS

O girassol é flor raçuda, que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo. Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte.
Já o miosótis é plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa. O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada. Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise:descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.
Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos,  caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados.
O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa.
De qualquer modo fique atento.
Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho... e não proteja demais os seus miosótis.
As rédeas permanecem com vocês...mas também a tesoura e o regador.
Não negue, mas não deem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidados matam a planta.
Autoria de José Fernandes de Oliveira
" Pe. Zezinho”

MENSAGEM PARA REUNIÃO DE PAIS.

Reunião de responsáveis- 2010
Professora  Leone

REFLEXÃO: “HISTÓRIA DO LÁPIS”

Um menino olhava a avó escrevendo uma carta. A
certa altura perguntou: - Você está escrevendo uma
história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma
história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e
comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é
verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras,
é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como
ele quando crescesse. O menino olhou para o lápis,
intrigado, e não viu nada de especial: - Mas ele é igual a
todos os lápis que vi em minha vida! Respondeu a avó: -
Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há
cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las,
será sempre uma pessoa em paz consigo mesmo, com os
outros e com Deus.
Primeira qualidade: Você pode fazer grandes coisas,
mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que
guiará seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e
Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: De vez em quando eu preciso
parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz
com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele estará
mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores
porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: O lápis sempre permite que
usemos uma borracha para apagar aquilo que está
errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é,
necessariamente, algo mau, mas algo importante para
nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: O que realmente importa no lápis
não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que
está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece
dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: Ele sempre
deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que
você fizer na vida irá deixar traços...
                                                                                                     Paulo Coelho

LIVRO ENLATADO DO PROJETO FÁBULAS-2010




Para fazer este livro enlatado foi necessário lata de leite, rolo de papel higienico,etc

Como foi um trabalho coletivo, os alunos autografaram a parte externa da lata que era a capa.

Dentro do livro contém as fábulas que eles produziram, cada um escolheu os animais, usou a criatividade e ficou lindo!!!