sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ATIVIDADES SEGUNDO DESCRITORES PROVA BRASIL/MEC

ATIVIDADES SEGUNDO DESCRITORES DA PROVA BRASIL/MEC


Questões de Língua Portuguesa:

1- A RAPOSA E AS UVAS
UMA RAPOSA, MORTA DE FOME, VIU, AO PASSAR DIANTE DE UM POMAR, PENDURADAS NAS GRADES DE UMA VIÇOSA VIDEIRA, ALGUNS CACHOS DE UVAS NEGRAS E MADURAS.
ELA ENTÃO USOU DE TODOS OS SEUS DOTES E ARTIFÍCIOS PARA PEGÁ-LAS, MAS, COMO ESTAVAM FORA DO SEU ALCANCE, ACABOU SE CANSANDO EM VÃO E NADA CONSEGUIU.
POR FIM, DEU MEIA VOLTA E FOI EMBORA E, CONSOLANDO A SI MESMA, MEIO DESAPONTADA, DISSE:
─ OLHANDO COM MAIS ATENÇÃO, PERCEBO AGORA QUE AS UVAS ESTÃO TODAS ESTRAGADAS, E NÃO MADURAS COMO EU IMAGINEI A PRINCÍPIO.
Autor: Esopo
A RAPOSA DECIDIU IR EMBORA PORQUE:

A - A FOME DA RAPOSA ACABOU.
B - AS UVAS ESTAVAM ESTRAGADAS.
C - AS UVAS ESTAVAM DISTANTES.
D - O POMAR ERA LONGE.


2- A TURMA DO 2º ANO APRENDEU UMA MÚSICA SOBRE O MARACANÃ.
DOMINGO, EU VOU AO MARACANÃ
VOU TORCER PRO TIME QUE SOU FÃ.
VOU LEVAR FOGUETES E BANDEIRAS
NÃO VAI SER DE BRINCADEIRA, ELE VAI SER CAMPEÃO.
NÃO VOU DE CADEIRA NUMERADA
VOU SENTAR NA ARQUIBANCADA PARA SENTIR MAIS EMOÇÃO.
PORQUE MEU TIME BOTA PRA FERVER...
E O NOME DELES VOCÊS QUE VÃO DIZER
Fonte: http://letras.terra.com.br
DE ACORDO COM O TEXTO, A PESSOA VAI SENTAR NA ARQUIBANCADA PARA:

A - SENTIR MAIS EMOÇÃO.
B - OUVIR O QUE VÃO DIZER.
C - FICAR MAIS CONFORTÁVEL.
D - BOTAR O TIME PARA FERVER.

3-VAMOS CANTAR?

O TÍTULO DESTA MÚSICA É:

A - SEM A SUA COMPANHIA.
B - PEIXE VIVO.
C - PODEREI VIVER.
D- ÁGUA FRIA.
4- FOLCLORE – HISTÓRIAS, LENDAS, DITADOS POPULARES, ADIVINHAS, COMIDAS QUE FAZEM PARTE DA VIDA DO POVO BRASILEIRO.
ESTA MÚSICA FAZ PARTE DO NOSSO FOLCLORE.
SAMBA LELÊ
SAMBA LELÊ ESTÁ DOENTE.
ESTÁ COM A CABEÇA QUEBRADA.
SAMBA LELÊ PRECISAVA
É DE UMAS BOAS PALMADAS.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LALÁ.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LALÁ.
OH, MORENA BONITA,
ONDE É QUE VOCÊ MORA.
MORO NA RUA DA PRAIA,
DIGO ADEUS E VOU EMBORA.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LALÁ.
SAMBA, SAMBA, SAMBA LELÊ
PISA NA BARRA DA SAIA LALÁ.
Texto extraído de Cadernos de Apoio e Aprendizagem Língua Portuguesa 2º ano volume 1 – SP.
A PALAVRA QUE SE REPETE POR TODA A MÚSICA É:
A - BARRA.
B - BONITA.
C - MORENA.
D - SAMBA.

5- LEIA A MÚSICA ABAIXO:

VAMOS COLOCAR AS QUALIDADES DA ARANHA EM ORDEM ALFABÉTICA:

A - DÓCIL, OBEDIENTE, CONTENTE, VALENTE.
B - DÓCIL, CONTENTE, OBEDIENTE, VALENTE.
C - CONTENTE, DÓCIL, OBEDIENTE, VALENTE.
D - VALENTE, OBEDIENTE, CONTENTE, DÓCIL




6-

DE ACORDO COM A HISTÓRIA:

A - PRIMEIRO ESTAVA CHOVENDO, DEPOIS VEIO O SOL.
B - PRIMEIRO ESTAVA SOL, DEPOIS VEIO A CHUVA.
C - O TEMPO FICOU SEMPRE CHUVOSO.
D -O SOL ESTEVE SEMPRE PRESENTE

7- LEIA O TEXTO ABAIXO:


A FIGURA ACIMA MOSTRA UM CONVITE DE:
A - ANIVERSÁRIO.
B - CASAMENTO.
C - BATIZADO.
D - FESTA DE QUINZE ANOS.

8-

ESTA RECEITA CULINÁRIA SERVE PARA:
A - DAR UM RECADO À ALGUÉM.
B -INFORMAR SOBRE UM REMÉDIO.
C - REALIZAR A COMPRA DE UM BOLO.
D - ENSINAR A FAZER UM BOLO.
9 - TEM PIPOCA, TEM CANJICA
TEM COCADA, TEM QUENTÃO.
VENHA LOGO, MEU AMOR
ESQUENTAR MEU CORAÇÃO.
QUADRILHA REAL

Texto extraído de Cadernos de Apoio e Aprendizagem Língua Portuguesa 2º ano volume 1 – SP.
CORAÇÃO RIMA COM:

A - QUENTÃO.
B - AMOR.
C - CANJICA.
D - PIPOCA.


10-

MARQUE A RESPOSTA ONDE ESTA FRASE ESTÁ ESCRITA CORRETAMENTE:

A - paulo gosta de comer Pipoca.
B - Paulo gosta de comer Pipoca.
C - paulo gosta de comer pipoca.
D - Paulo gosta de comer pipoca.


11- MARCELO IA PARA A ESCOLA QUANDO VIU UM MENDIGO. PRESTANDO ATENÇÃO ÀS CENAS, PODEMOS DIZER QUE:


A - MARCELO IGNOROU O MENDIGO.
B - MARCELO AJUDOU AO MENDIGO.
C- NEM VIU O MENDIGO.
D -TRATOU MAL O MENDIGO.


12- LEIA O BILHETE ABAIXO:


ESTE BILHETE FOI ESCRITO:
A - POR LUCAS.
B - POR SIMONE.
C - PELA MÃE DE LUCAS.
D - PELO PAI DE SIMONE.

13- LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO:
O CAVALINHO BRANCO
À TARDE, O CAVALINHO BRANCO
ESTÁ MUITO CANSADO:
MAS HÁ UM PEDACINHO DO CAMPO
ONDE É SEMPRE FERIADO.
O CAVALO SACODE A CRINA
LOURA E COMPRIDA

E NAS VERDES ERVAS ATIRA
SUA BRANCA VIDA.

SEU RELINCHO ESTREMECE AS RAÍZES
E ELE ENSINA AOS VENTOS
A ALEGRIA DE SENTIR LIVRES
SEUS MOVIMENTOS.

TRABALHOU TODO O DIA, TANTO!
DESDE A MADRUGADA!

DESCANSA ENTRE AS FLORES, CAVALINHO BRANCO
DE CRINA DOURADA!
Cecília Meireles
CECÍLIA MEIRELES É:

A- A AUTORA DA POESIA.
B - PERSONAGEM DA HISTÓRIA.
C - A CUIDADORA DO CAVALO.
D - A AMIGA DO CAVALO.
14- RELEIA O TEXTO DA QUESTÃO ANTERIOR PARA RESPONDER A QUESTÃO ABAIXO:
DE ACORDO COM O TEXTO “O CAVALINHO BRANCO”:

A -DESCANSA ENTRE AS PEDRAS.
B -TEM A CRINA ESCURA.
C - GOSTA DE SENTIR LIVRES SEUS MOVIMENTOS.
D -TRABALHA MUITO POUQUINHO.


15-

A LETRA QUE FALTA PARA COMPLETAR AS PALAVRAS É:
A - M.
B - N.
C- L.
D -R.

16- A LEBRE E A TARTARUGA
A LEBRE VIVIA SE GABANDO DA PRÓPRIA VELOCIDADE.
– NUNCA FUI DERROTADA. NINGUÉM CORRE MAIS DO QUE EU.
A TARTARUGA RESPONDEU TRANQUILAMENTE:
– ACEITO O DESAFIO.
– AH, MAS QUE PIADA! POSSO DANÇAR A SUA VOLTA ATÉ A CHEGADA.
– DEIXE PARA CONTAR VANTAGEM DEPOIS QUE ME DERROTAR – RESPONDEU A TARTARUGA. – VAMOS COMER?
DERAM A LARGADA. A LEBRE SUMIU DE VISTA, TAMANHA ERA A SUA VELOCIDADE, MAS, POUCO DEPOIS, PAROU E, PARA MOSTRAR SEU DESDÉM PELA TARTARUGA, DEITOU E TIROU UM COCHILO.
ENQUANTO ISSO, A TARTARUGA VINHA, NAQUELE PASSINHO BEM LENTO QUE É TÍPICO DAS TARTARUGAS. QUANDO A LEBRE ACORDOU, VIU A TARTARUGA PERTINHO DA CHEGADA E NÃO CONSEGUIU CHEGAR A TEMPO DE GANHAR A CORRIDA.
E FOI OBRIGADA A DIZER:
– DEVAGAR SE VAI AO LONGE!
LA FONTAINE
Texto adaptado de Cadernos de Apoio e Aprendizagem Língua Portuguesa 4º ano volume 1 - SP.
A FALA “– DEVAGAR SE VAI AO LONGE!” PERTENCE:

A - À TARTARUGA.
B - À LEBRE.
C - AO NARRADOR.
D - AO AMIGO DA LEBRE.
17- A galinha dos ovos de ouro
Um homem tinha uma galinha que punha ovos de ouro. Achando que por dentro ela era só ouro, matou-a, mas não encontrou nada de diferente das outras galinhas. Assim, em vez de descobrir o enorme tesouro que esperava, perdeu até o pequeno lucro que ela lhe dava.
ESOPO, 550ª.C. Fábulas de Esopo. Porto Alegre: L&PM,2009.

A fábula “A galinha dos ovos de ouro” ensina ao leitor que:

A - não se deve ser curioso.
B - não se deve acreditar nas pessoas.
C - não se deve ferir os animais.
D - não se deve ser ambicioso.


18- PRESTE ATENÇÃO NA CAPA DO LIVRO.

A SEGUNDA SÍLABA DA PALAVRA BRANCA É
A - a.
B - bran.
C - ca.
D - bra.


19 – LEIA O TEXTO:




MARQUE O QUE NÃO ESTÁ ESCRITO NO TEXTO ACIMA:

A - 2010.
B - nº 28.
C - ABRIL.
D - SEGUNDA-FEIRA
20-
ABC DO AMOR
BIA BEDRAN
COMPOSIÇÃO: RUBINHO DO VALE
A LETRA A ALEGRIA E AMIZADE
A LETRA B BRINCADEIRA E BONDADE
A LETRA C CARINHOSA E CARIDADE
A LETRA D DESEJAR DIGNIDADE
A LETRA E EMOÇÃO E ETERNIDADE
A LETRA F FEITA DE FELICIDADE
A LETRA G GRANDE É A GENEROSIDADE
A LETRA H HARMONIA E HUMILDADE
A LETRA I IMPLANTAR A IGUALDADE

A MÚSICA DA BIA BEDRAN FALA DAS LETRAS DO ALFABETO. MARQUE O VERSO QUE COMPLETA IMEDIATAMENTE O TRECHO ACIMA:

A - À LETRA J JUNTO O L LIBERDADE.
B - A LETRA P PARA TER PERSONALIDADE.
C - A LETRA S SEMPRE COM SERENIDADE.
D - A LETRA V VIVA A VIDA DE VERDADE.















Questões de Matemática:
1- Marque o número que está oculto na sequência de livros:

A - 72.
B - 79.
C - 76.
D - 74.
2- No conjunto de casas de um bairro próximo, os moradores estão pintando os seus números. Ajude-os a completar a tarefa.

A -62 e 64.
B - 68 e 70.
C - 56 e 60.
D - 59 e 61.
3- As figuras abaixo mostram uma sequência de horários. O último relógio deverá marcar

A - 4.
B - 15.
C - 14.
D - 3.


4- Wellington tem que acordar cedo no dia seguinte para o trabalho. Qual o horário em que ele tem de acordar?
A -
B -
C -
D -
5- Observe a figura abaixo. Neste mês, quantos dias caíram na quarta-feira?

A- Três.
B- Sete.
C -Quatro.
D -Cinco.
6- A PROFESSORA DE BIA PEDIU PARA ELA INDICAR QUAL O MAIOR DOS NÚMEROS NO QUADRO.

O MAIOR NÚMERO É
A- 2.
B -12.
C- 20.
D -22.
7- NO NÚMERO O ALGARISMO QUE OCUPA A ORDEM DAS DEZENAS É

A- 35.
B- 5.
C - 3.
D -0.
8- RESULTADO DA SUBTRAÇÃO É

A- 41.
B- 32.
C- 31.
D- 13.
9- DENTRE OS PRODUTOS ABAIXO, COMPRAMOS POR LITRO

A - SUCO.
B -TECIDO.
C- FUBÁ.
D -OVOS.


10- EM UMA TURMA, HÁ 16 MENINOS E 13 MENINAS. O NÚMERO DE ALUNOS DESSA TURMA É

A -13 ALUNOS.
B- 19 ALUNOS.
C- 29 ALUNOS.
D- 30 ALUNOS.


11- MAMÃE TINHA NA CARTEIRA CINCO REAIS. MARQUE A CÉDULA QUE CORRESPONDE A ESSA QUANTIA.
A-
B-
C-
D -



12-
GABRIEL FEZ UMA VIAGEM QUE DUROU 7 DIAS.
A VIAGEM DE GABRIEL DUROU

A- 1 SEMANA.
B- 2 SEMANAS.
C- 3 SEMANAS.
D- 1 MÊS.
13- O OBJETO QUE LEMBRA A FORMA DE UM CUBO É

A- A LATA.
B- A CAIXA.
C- A BOLA
D- O CHAPÉU.
14- EM UMA SAPATARIA, HAVIA QUATRO TAMANHOS DIFERENTES DE CHINELOS. O TAMANHO QUE MARCELO CALÇA É O MENOR. OLHANDO A VITRINE ABAIXO, QUAL É O NÚMERO DO CHINELO DE MARCELO?

A- 40.
B- 38.
C- 36.
D- 34.
15- UMA ABELHA POUSOU NA RETA NUMÉRICA ESCONDENDO UM NÚMERO. O NÚMERO ESCONDIDO É

A- 60.
B- 66.
C- 70.
D- 72.
16- CHEGOU UM CIRCO AO BAIRRO DE PEDRO. O ESPETÁCULO COMEÇA ÀS 9 HORAS E TERMINA ÀS 10 HORAS. O TEMPO DE DURAÇÃO DO ESPETÁCULO É DE

A- 1 HORA
B- .2 HORAS.
C- 9 HORAS.
D- 10 HORAS.
17- VEJA COMO GABI JUNTOU OS CUBINHOS.

O NÚMERO QUE REPRESENTA O TOTAL DE CUBINHOS É:

A- 4.
B- 6.
C- 60.
D- 74.

18- A TURMA DO 2º ANO, DA PROFESSORA FERNANDA, TEM 27 ALUNOS.
PODEMOS DIZER QUE O NÚMERO 27 É FORMADO POR:

A- 2 DEZENAS + 7 UNIDADES.
B- 2 DEZENAS + 9 UNIDADES.
C- 7 DEZENAS + 2 UNIDADES.
D- 7 DEZENAS + 9 UNIDADES.
19- UM LITRO DE SUCO ENCHE EXATAMENTE 4 COPOS.

PARA ENCHER 8 COPOS, PRECISAMOS DE:
A- 1 LITRO.
B- 2 LITROS.
C- 3 LITROS.
D- 4 LITROS.
20- NA LOJA, O VENDEDOR PRECISA DAR O TROCO DE 1 REAL. O MENOR VALOR QUE ELE TEM NA CAIXA REGISTRADORA É UMA NOTA DE 2 REAIS. PARA CONCLUIR A VENDA, ELE TROCOU A NOTA POR MOEDAS.
MARQUE A TROCA CERTA:
A
B
C
D


**ALGUMAS QUESTÕES PARECEM INCOMPLETAS POR FALTA DAS FIGURAS.

Um comentário:

  1. MARAVILHOSAS!
    Essas atividades são ótimas para que nossos alunos se familiarizem com as questões da prova Brasil. Parabéns!

    ResponderExcluir