Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO II

MÉTODOS GLOBAIS

**MÉTODO ANALÍTICO :( do todo para as partes)

São os métodos que consistem em ensinar a aprender a ler a partir de histórias ou orações.
Em geral, apresenta-se um texto, canção, receita, lista de compras ou uma oração, o educador lê, pede que os alunos circulem letras conhecidas, temos o conceito de letra. A partir daí, formamos o conceito da palavra. Como por exemplo de uma receita de suco de laranja(ingredientes necessários), os alunos dão opinião e se sentem motivados a aprender a ler e escrever .
Os métodos analíticos contribuem com a liberdade da criança, valorizando o saber adquirido e o saber que o próprio aluno possui.
**MÉTODOS ANALÍTICO-SINTÉTICOS (QUERELA DOS MÉTODOS)
É a combinação de ambos os métodos na missão de alfabetizar, a partir daqui, o professor analisa qual será o melhor meio para utilizar, não podendo esquecer do ambiente alfabetizador que proporciona uma agradável sensação para os alunos.
É preciso fazer um diagnóstico antes de começar e fazer sondagem individual no decorrer do aprendizado: pedindo que escrevam o que tem na sala de aula, festinha de aniversário, etc. Desta maneira, o aluno vai grafar o que sabe e o educador interferir sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário