sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PROJETO FÁBULAS - LIVRO ENLATADO

2010
PROFESSORA  LEONE


PROJETO FÁBULAS
Público alvo:  Alunos do 2° ano

Justificativa
Após o trabalho com fábulas na aula de língua portuguesa no dia 22/02/2010, percebi o quanto foi gratificante para os alunos a leitura compartilhada - fábula : A esperteza da raposa  e as demais fábulas que lhes foram apresentadas para leitura silenciosa , o trabalho com fábulas é maravilhoso pois aguça a imaginação, já que uma de suas características é a fala dos animais e a lição que esse texto literário tem para passar aos leitores. Com este projeto, pretendo mostrar aos alunos o que está por trás de cada fábula, os valores e as mensagens.  Para incentivar o hábito pela leitura e escrita, da criação e da produção.

Objetivos

  • Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos e dramatizações .
  • Conhecer as fábulas que são mais comentadas em cada local .
  • Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas .
  • Incentivar o ato de pesquisar novas fábulas.
  • Aprimorar a leitura e escrita

Metodologia
  • Motivar os alunos para conhecer alguns autores de fábulas como: Esopo, Monteiro Lobato (aproveitando que dia 18/04 é dia do Livro infantil e o dia de Monteiro Lobato), Leonardo da Vinci
  • Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários
  • Conversar sobre o que é uma fábula
  • Disponibilizar para os alunos diversas fábulas
  • Criar fábulas através da linguagem gráfica ou escrita
Atividades
  • Incentivar os alunos para que escolham uma ou duas fábulas e leiam
  • Dividir a turma em grupo
  • Cada grupo escolhe uma fábula e dramatiza para a turma
  • Criar novas fábulas com questões do dia a dia e ilustrá-las
  • Montar um mural com as fábulas
  • Visitar os sites para conhecer outras fábulas dos autores
  • Organizar com a turma um livro com as fábulas criadas

Desdobramentos
Língua Portuguesa
    • Vocabulário
    • Ortografia
    • Produção de texto
Artes
    • Músicas
    • Desenhos
    • Dramatizações
História e geografia
    • As regiões
    • Os costumes
    • A maneira de expressar
          Matemática
                 * trabalhar os conteúdos de acordo com os conteúdos do bimestre e das fábulas trabalhadas, trazendo situações problema, contagem, números no cotidiano.

 INTERDISCIPLINARIEDADE:

    Estabelecer correspondência entre  o ” projeto fábulas” com o projeto “PINTORES FAMOSOS”, visto que Leonardo da Vinci, além de pintor, era escritor, analisar suas fábulas e fazer pinturas, desenhos relacionados.



FÁBULAS  DE “DA VINCI”

 O ursinho e as abelhas

Um filhote de urso estava passeando pela floresta quando viu um buraco no tronco de uma árvore.
Olhando mais de perto, reparou que uma porção de abelhas entravam e saiam constantemente do buraco. algumas permaneciam em frente à entrada como se estivessem montando guarda. Outras chegavam voando e entravam. Outras ainda saíam e sumiam pela floresta a dentro.
Cada vez mais curioso, o ursinho pôs-se em pé nas patas traseiras, meteu o focinho no buraco, farejou e depois enfiou uma pata.
Quando retirou a pata ela estava lambuzada de mel.
Porém mal começara a lambê-la quando um enxame de abelhas enfurecidas saiu do buraco e atacou-o, mordendo-lhe o focinho, as orelhas, a boca, todo ele.
O ursinho tentou defender-se, mas se enxotava as abelhas para um lado elas voltavam e atacavam pelo outro. Enfurecido, tentou vingar-se através de golpes pelos dois lados. Porém, querendo atingir a todas, não conseguiu derrubar nenhuma. Finalmente rolou pelo chão até que, vencido pelo medo e pela dor das picadas, voltou correndo e chorando para junto de sua mãe.
Leonardo da Vinci

O Riacho

Um riacho da montanha, esquecendo-se de que devia sua água à chuva e a pequenos córregos, resolveu crescer até ficar do tamanho de um rio.
Pôs-se então a atirar-se violentamente de encontro às suas margens, arrancando terra e pedras a fim de alargar seu leito.
Mas quando a chuva acabou a água diminuiu. O pobre riacho viu-se preso entre as pedras que arrancara de suas margens e foi forçado a, com grande esforço, encontrar outro caminho para descer até o vale.
Moral: Quem tudo quer tudo perde.
Leonardo da Vinci



Produção Final
  • Confecção de um livro de fábulas , realizado a partir dos trabalhos dos próprios alunos( ao final do projeto cada aluno fará uma produção de sua própria fábula e desenho correspondente )  e disponibilizar este material na biblioteca da escola, podendo ainda fazer cópia do livro originalmente confeccionado pelos alunos para cada autor e entregar no dia 18/04/2010 que é comemorado o Dia do Livro Infantil, como será no domingo , poderia antecipar para o dia 16/04/2010 .


Leone Rangel Rosa Silvino da Costa  -  2° ano








“A TAREFA ESSENCIAL DO PROFESSOR É DESPERTAR A ALEGRI A  DE  TRABALHAR E DE CONHECER.”


                            Albert Eisntein

Nenhum comentário:

Postar um comentário